quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Compartilhamento não é pirataria!

Hoje em dia se faz uma confusão danada em torno da pirataria e do compartilhamento digital. Vamos explicar um pouco a diferença entre essas duas praticas e salientar o motivo pelo qual somos totalmente contra o comercio ilegal de cd´s e dvd´s.
A Pirataria acontece no momento em que uma obra é copiada e vendida descaradamente sem gerar lucros para seus criadores e produtores. normalmente, existem máfias espalhadas pelo mundo a fora que se especializaram na comercialização de arquivos de mídia pirata, violando os direitos autorais dos artistas e gravadoras.
No Brasil, houve ha algum tempo uma grande polemica em torno dos direitos autorais, já que as próprias gravadoras estavam sacaneando os artistas, vendendo alguns sem um controle por numero de serie que provasse que foram vendidos “X” ou “Y” CD´s. Vários artistas se reuniram pedindo que os discos recebessem essa numeração de controle, mas nada foi feito. O que levou muitos como Caetano Veloso, Lobão e Maria Bethânia a lançarem seus álbum de forma independente.
Ou Seja, a pirataria pode ser cometida fora e dentro das gravadoras!
Com os avanços da internet, surgiram sites onde se pode armazenar vários GB de informação, com isso surgiu o compartilhamento digital.
uploadservidoresalternativas
O que é isso?
Hoje em dia, o comercio de musicas on-line superou em muito a venda tradicional de CD´s. A maior parte do lucro das gravadoras vem da venda de faixas e álbum disponibilizados na internet para compra através de sites como Amazon e pelas lojas virtuais como a iTunes Store.
store_hero
O comprador dos arquivos de musicas digitais, não podem vender nem comercializar esses arquivos, mas podem, por direito compartilhar seus arquivos com outras pessoas sem nenhum problema.
Esse compartilhamento, é uma forma de divulgação do artista, que acaba faturando com a venda de ingressos para shows e venda de DVD´s e Blue Rays por parte dos fãs.
O Compartilhamento também é uma forma de difusão cultural, já que a partir dele, muitos artistas que ja não disponibilizam seus álbum nas prateleiras das lojas pode ser conhecido por gerações futuras.
Um ótimo exemplo disso é o meu caso: Sempre ouvi falar dos “novos baianos” mas nunca tive a oportunidade de conhecer sua obra, que é considerada uma obra prima que influenciou e continua influenciando muitas gerações de músicos aqui no Brasil. Certo dia, vi na TV uma reportagem relembrando os novos baianos, e decidi conhecer mais a fundo a obra dessa trupe que influenciada pela bossa nova, reescreveu a historia da musica popular brasileira, misturando samba com rock e diversos outros ritmos.
3451_g
Um exemplo do efeito do compartilhamento na carreira de uma banda é o caso do Los Hermanos.
loshermanosApós um período de rebeldia e de baixas vendas com o álbum “Bloco do Eu Sozinho” que na verdade foi um grito de revolta contra as sacanagens cometidas pela gravadora na época. O Álbum seguinte “Ventura” vazou na internet mesmo antes de estar pronto, e foi compartilhado inúmeras vezes por milhares de pessoas. resultado: O Álbum, hoje foi considerado o renascimento da banda, que reencontrou o sucesso e ganhou um novo publico que se tornou fiel até hoje. Mais recentemente, toda a discografia dos Los Hermanos foi disponibilizada na internet através do compartilhamento, fazendo com que mais e mais internautas reconhecessem o talento da banda, quando se reúne, lota qualquer casa de espetáculos.
Portanto, vamos saber diferenciar as coisas. Pirataria é crime! Compartilhar o que é seu com os outros NÃO!
O KeBaixar é totalmente contra a Pirataria e a favor da preservação dos direitos dos artistas e autores. O que fazemos é reunir links de pessoas que compraram e decidiram compartilhar suas musicas com outras pessoas do mundo. Todos nós merecemos o acesso a informação e a liberdade de conhecimento.
pirataria